Agrofloresta: um caminho para sustentabilidade (Parte 1)

Para inaugurar as publicações em nosso blog, vamos falar sobre agroflorestas em uma série de cinco capítulos, começando por esse. Aqui, vamos abordar o conceito de agrofloresta e seus benefícios para o planeta.

Muito se fala, nos dias de hoje, sobre a crise climática e seus desdobramentos nos últimos anos. O que se percebe é uma situação de calamidade que precisa, urgentemente, de soluções para enfrentá-la. Nesse aspecto, existem soluções de escala global, das quais são feitas conferências mundiais que estabelecem normas a serem aderidas pelos países em busca da sustentabilidade, e existem soluções regionais, que podem ser adotadas por comunidades locais, visando ganhos positivos para o planeta. Um dos caminhos possíveis, nesse segundo cenário, são as agroflorestas.

Uma agrofloresta consiste em um sistema de uso da terra que integra culturas agrícolas, árvores e animais de forma harmoniosa, reproduzindo padrões encontrados na natureza. Diferentes espécies animais e vegetais convivendo em um mesmo espaço criam um ecossistema diversificado e produtivo.

Dentre os inúmeros impactos positivos gerados pela agrofloresta, podemos destacar:

– sustentabilidade ambiental: as agroflorestas promovem a recuperação do solo e a conservação da biodiversidade;

– resiliência às mudanças climáticas: devido a maior diversidade de espécies e melhor retenção de água no solo, esses sistemas são mais resistentes a eventos extremos como secas e enchentes;

– segurança alimentar: ao diversificar a produção, se reduz riscos associados à monocultura, gerando sempre uma gama de alimentos variados;

– benefícios econômicos: esse sistema permite a diversificação de renda, já que produtores podem extrair variados tipos de cultura, e a redução de custos, uma vez que se evita o uso de fertilizantes e pesticidas;

– geração de água: as florestas são responsáveis por gerar umidade, contribuindo para formação de nuvens e chuva.

A prática da agrofloresta pode ser aderida desde o início da cadeia, pelo produtor rural, que opta por esse sistema de cultivo, até o consumidor final, que em busca de hábitos mais conscientes e integrados com a natureza, escolhe consumir produtos orgânicos de origem agroflorestal. A expansão das agroflorestas representa significativo papel como solução para os desafios ambientais do mundo contemporâneo.

Então fica aqui o convite a você, leitor, para fazer escolhas mais saudáveis no seu dia a dia. Em um cenário de crises ambientais, cabe a cada um aderir mudanças que vão impactar o todo. 

Saulo Pizol Colodete 

pizzol@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *